A memória de trabalho permite armazenar temporariamente e manipular informações recebidas durante a leitura de cada frase do texto.
Certas dificuldades de compreensão de leitura podem ter origem nos problemas de memória de trabalho. Isso é muito comum em crianças que ainda não automatizaram os processos de identificação de palavras escritas.
Uma leitura muito lenta, muito silabada, pode prejudicar a memória operacional (a memória de trabalho) que fica sobrecarregada e isso vai atrapalha a interpretação dos textos lidos.
Uma criança com uma leitura extremamente silabada vai ler dessa forma do exemplo da imagem. Nessa leitura temos 17 segmentos que não tem significado nenhum, porque a sílaba isolada não significada nada. Então, fica muito difícil para memória recuperar esses 17 itens para fazer a interpretação em seguida, enquanto um leitor fluente vai ler exatamente a mesma frase de uma maneira mais automática, isso representa 8 itens (palavras) que são muito mais significativos e proporcionam a possibilidade de recuperar a memória de trabalho e rapidamente buscar a interpretação daquele conteúdo lido.
Comments