⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A aprendizagem tende a ser mais eficaz quando o aluno tem um papel proativo nesse processo. É fundamental criar situações em que a criança possa desenvolver a autonomia. Todos os alunos podem beneficiar-se de estratégias autorreguladoras para aprender a monitorar a compreensão na hora da leitura, usar estratégias de memorização, planejar, controlar cognições negativas, estados afetivo-motivacionais, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Especificamente com relação à autorregulação da motivação, existem vários tipos de estratégias, por exemplo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- ativar a motivação intrínseca por uma tarefa, tentando deixar uma tarefa tediosa em uma atividade interessante, o que se conseguiria, por exemplo, transformando-a num jogo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- evocar o valor como significado da tarefa, como a aprendizagem de novas habilidades, profissão futura ou até mesmo conseguir boas notas ou ser reconhecido (para objetivos de curto e médio prazo).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Dividir uma tarefa maior em várias metas próximas e sucessivas, de níveis progressivos de desafio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabemos, pelo relato de pais e professores, que muitas crianças não se engajam em atividades escolares, não porque têm dificuldades cognitivas para realizá-las, mas por terem problemas motivacionais dos quais sequer têm consciência ou não sabem como lidar. Por isso que temos que intervir de forma preventiva nesse aspecto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Podemos desenvolver essa capacidade de autorregulação da aprendizagem e da motivação na escola, ensinando estratégias de regulação que muito contribuirá para a melhoria das aprendizagens. Quem quiser mais informações sobre as estratégias de autorregulação da aprendizagem pode ler os meus artigos e capítulos de livros que tratam sobre esse assunto (podem me pedir que eu mando). Na imagem eu fiz um print de um artigo que eu publiquei ano passado (2018), juntamente com a Profa. Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, sobre esse tema e é intitulado “Atividades de ensino que desenvolvem a autorregulação da aprendizagem”, publicado na Revista Educação & Realidade, qualis A1, acesso livre. Nesse artigo exploro mais sobre os contextos e atividades de ensino que mais proporcionam o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem.
#autorregulação #autorregulaçãodaaprendizagem motivação #estratégiasdeensino #práticasdeensino #didática #puplicação #educacao&realidade #fonoaudiologia #neuropsicologia #aprendizagem #linguagem #habilidades #fonoterapia #fonoaudióloga #fonopoa # intervenção # reabilitaçãofono #motivaçãointríseca #motivação #motivaçãoextrínseca #comoocérebrofunciona #neurociência #ciênciasdalinguagem #estratégiasmotivacionais #escola #práticasdeensino #ensino
Comments