top of page
Buscar
Foto do escritorFabiane Puntel Basso

Bases neurobiológicas da aprendizagem da leitura e da escrita





Conabe, 23.10.19 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Augusto Buchweitz, PUCRS,  mostrou a contribuição da neurociência para a educação. Ele fala que o tempo de alfabetização e de seus alicerces é o mesmo da janela de maior plasticidade cerebral para linguagem. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O pesquisador cita o seguinte: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Alfabetização e aprendizagem da leitura não são naturais para o ser humano; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Importância da sistematicidade e automatização para liberar recursos cognitivos: compreensão a partir da magnitude de ativação e recrutamento de tecidos corticais como dispêndio de energia para aprender e compreender; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Estes processos se associam com adaptações do cérebro e, quando o processo é disfuncional, também se evidencia a ausência das adaptações, ou estas se apresentam de forma alterada.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page