Conabe, 23.10.19
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Augusto Buchweitz, PUCRS, mostrou a contribuição da neurociência para a educação. Ele fala que o tempo de alfabetização e de seus alicerces é o mesmo da janela de maior plasticidade cerebral para linguagem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O pesquisador cita o seguinte: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
· Alfabetização e aprendizagem da leitura não são naturais para o ser humano;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
· Importância da sistematicidade e automatização para liberar recursos cognitivos: compreensão a partir da magnitude de ativação e recrutamento de tecidos corticais como dispêndio de energia para aprender e compreender;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
· Estes processos se associam com adaptações do cérebro e, quando o processo é disfuncional, também se evidencia a ausência das adaptações, ou estas se apresentam de forma alterada.
Commenti