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Bases neurobiológicas da aprendizagem da leitura e da escrita

  • Foto do escritor: Fabiane Puntel Basso
    Fabiane Puntel Basso
  • 13 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura





Conabe, 23.10.19 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Augusto Buchweitz, PUCRS,  mostrou a contribuição da neurociência para a educação. Ele fala que o tempo de alfabetização e de seus alicerces é o mesmo da janela de maior plasticidade cerebral para linguagem. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O pesquisador cita o seguinte: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Alfabetização e aprendizagem da leitura não são naturais para o ser humano; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Importância da sistematicidade e automatização para liberar recursos cognitivos: compreensão a partir da magnitude de ativação e recrutamento de tecidos corticais como dispêndio de energia para aprender e compreender; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ·  Estes processos se associam com adaptações do cérebro e, quando o processo é disfuncional, também se evidencia a ausência das adaptações, ou estas se apresentam de forma alterada.

 
 
 

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