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Foto do escritorFabiane Puntel Basso

Como avaliar a Dislexia?

Atualizado: 1 de ago. de 2019




A indicação de leitura de hoje nos ajuda a pensar a avaliação das dificuldades de aprendizagem e dislexias. A avaliação da Leitura de Palavras e Pseudopalavras (ANELE 1, Salles et al., 2017) permite compreender a utilização pela crianças das rotas de leitura (lexical e fonológica), auxiliando na investigação das estratégias de leitura preservadas e deficitárias, tanto por meio de escores quantitativos (precisão de resposta) quanto por análises qualitativas (tipos de erros). Também é possível analisar os efeitos psicolinguísticos na leitura da criança, são eles:


1)familiaridade/frequência (reconhecimento de palavras frequentes e familiares são lidas mais rapidamente do que palavras de baixa frequência, não-familiares e pseudopalavras);

2) regularidade (leitura de palavras regulares geralmente são lidas mais rapidamente do que as irregulares);

3) extensão (leitura mais precisa de palavras curtas em comparação a palavras longas);

4) lexicalidade (maior precisão na leitura de palavras reais do que pseudopalavras).


Com a análise desses efeitos psicolinguísticos na leitura da criança podemos observar:

Dificuldade na rota lexical (Dislexia de Superfície): Dificuldade na leitura de palavras irregulares (são regularizadas). Ex. a palavra fixo é lida como “ficho” (regularização).

Dificuldade na rota fonológica (Dislexia Fonológica): Dificuldade na leitura de pseudopalavras e palavras não familiares. A palavra Lebre é lida como “beber”; Prantorca como “pandorga” e Unas como “unhas”.

Dificuldade em ambas as rotas (Dislexia Mista): Dificuldade na leitura de pseudopalavras e palavras não familiares. Paralexias semânticas. Ex. a palavra “custos” é lida como “dinheiro” e “cidade” como “metrópole”.

Dessa forma, a partir dessa avaliação, o terapeuta ou professor pode identificar com eficiência o tipo de dificuldade de cada criança ou o tipo de dislexia para melhor intervir, conseguindo melhores resultados e evoluções.


Referência:

Salles, J. F., Piccolo, L. R., Miná, C. S. (2017). LPI avaliação da Leitura de palavras e pseudopalavras isoladas para crianças de 1o ao 7o ano do EF. 1. 1. ed. São Paulo: Vetor editora.


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