⠀⠀⠀⠀⠀ Sabe aquelas palavras irregulares que as crianças erram bastante quando estão aprendendo a escrever? Também podemos pensar naquelas crianças que já estão bem adiantadas, mas nunca conseguem lembrar se a palavra escreve com s ou ss , com H ou sem H, x ou ch (puxar, encher, homem, hoje, massa, mesa, etc.)? As palavras irregulares não possuem regras ou princípios que explicam a sua escrita, a grafia é decorrente de uma correspondência letra-som irregular e necessita ser memorizada pela criança. Ou seja, a única solução é memorizar, consultar o dicionário... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para isso podemos utilizar algumas estratégias que já falamos nos posts de memória, motivação, autorregulação, etc. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa imagem podemos ver algumas das estratégias já citadas: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 1- Criar o seu próprio mural com as atividades da semana que não pode esquecer e a lista das palavras irregulares que ele mais usa e não pode mais errar (vide foto). 2- A criança fica mais motivada e dará mais valor para as atividades em que o recurso material foi criado por ela mesma. Envolver os alunos no processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas! 3- Usar estratégias colaborativas e cooperativas. 4- Considerar a atenção, os estilos de aprendizagem, a motivação e o significado, além de utilizar estratégias que envolvam diversos estímulos sensoriais. Por exemplo, fazer a criança escrever a palavra, visualizar seguidamente, pois o painel estará exposto no seu quarto, etc. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Gostaram? Querem mais exemplos de como unir a teoria com a prática?
Comments