As pesquisas da neurociência e de diversas outras áreas tem fornecido valiosas pistas de como o cérebro aprende a ler e como ajudar nossas crianças a entrar no mundo da escrita com mais facilidade e sucesso. Mas como os pais e professores da educação infantil podem estimular as crianças para a futura aprendizagem da leitura? Nesse texto vou citar apenas 3 dessas descobertas que mostraram uma estreita relação com a aprendizagem inicial da leitura em diversas pesquisas científicas. São elas: tamanho do vocabulário, consciência fonológica e rotina de leitura de livros infantis.
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1- Tamanho do vocabulário: quanto maior o vocabulário oral da criança mais rápida será a aprendizagem da leitura. Assim, enriquecer o vocabulário, introduzir palavras novas é uma ótima forma de estimular a futura aprendizagem da leitura, principalmente a compreensão de textos lidos. Antes de compreender textos escritos as crianças precisam compreender aquilo no oral. Não adianta nada a criança saber ler de forma fluente se não consegue entender o significado da maioria das palavras que está no texto, a compreensão estará prejudicada. Como podemos aumentar o vocabulário da criança? Conversando muito com ela, explicando as situações vivenciadas, nomeando os objetos e sentimentos de forma espontânea desde bebê, ou seja, interagindo e passando um tempo de qualidade com elas. Além disso, criar uma rotina de leitura em voz alta todos os dias! Na leitura surgirá uma diversidade de palavras que não aparece no dia-a-dia e será uma ótima oportunidade de ampliar seu vocabulário receptivo e também expressivo. Não se preocupe se a criança não fala muito ou interage pouco durante a leitura da história. No início ela vai ouvir e reter esse novo vocabulário na mente e com o tempo passará a usá-lo.
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2-Consciência Fonológica: essa capacidade de refletir sobre os aspectos sonoros da fala vai ajudar no reconhecimento de palavras e facilitar a leitura. O objetivo é introduzir a reflexão sobre a correspondência entre o oral e o escrito. A criança vai perceber que algumas palavras são parecidas, seja porque rimam ou começam com o mesmo som, ou ainda pela existência de palavras dentro de outras palavras. Todos os jogos de linguagem vão ser benéficos, brincar com os sons, com as rimas, aliterações (palavras que começam iguais), inverter as sílabas de palavras, cantigas, trava-línguas, parlendas são atividades lúdicas e divertidas. Existem muitos livros infantis que utilizam rimas, aliterações e trabalham a consciência fonológica.
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3-Leitura de livros infantis e presença da escrita em diferentes gêneros textuais no ambiente da criança: quanto mais a criança é exposta à leitura em voz alta e ao contato com livros e materiais escrito, mais rápido ela vai aprender a ler! Mais uma vez aparece a importância do livro na família! Incentivar a retirada de livros em bibliotecas, trocas, etc. Proporcionar esse contato com diferentes tipos de livros e criando uma rotina de leitura diária na família vai incentivar e motivar a criança a querer ler por conta própria. Com o início da alfabetização, a leitura diária vai reforçar a automatização desse processo, melhorando a precisão no reconhecimento da palavra, prosódia, velocidade e consequentemente uma boa fluência que vai facilitar a compreensão da leitura textual.
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Essas 3 pistas são super importantes para a vida escolar de toda a criança! E como vimos, o livro é um ótimo recurso para desenvolvermos cada uma delas! A leitura compartilhada de histórias é uma forma eficiente de promover a ampliação de vocabulário, de trabalhar a consciência fonológica, além de proporcionar esse contato rotineiro com a cultura escrita. Quer saber o que é a leitura compartilhada e como fazer?
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Imagem: Getty Images
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