⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todos os atos e todos os pensamentos revelam memórias (reconhecimento, identidade, rotinas de execução, compreensão, comunicação, realização de tarefas...). Não existe uma só memória, mas sim múltiplas e complementares memórias que interagem em todas as atividades cotidianas para adquirir, reter e usar informações ou conhecimentos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ De forma bem simples, as diferentes memórias presentes no nosso cérebro se diferenciam de acordo com a natureza dos elementos a serem retidos (estímulos perceptivos, fatos, conhecimentos, elementos biográficos, procedimentos, etc.), a duração de retenção das informações (milissegundos, segundos, minutos, anos, e até para a vida inteira) e a quantidade de informações que podem ser mantidas na memória (de algumas até uma capacidade quase ilimitada, bem maior que muitos computadores). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mas, na escola, lembramos essencialmente do armazenamento de conhecimentos aprendidos em diferentes atividades escolares, da memorização da tabuada, poemas, fórmulas matemáticas... No entanto, a memorização não se resume ao armazenamento passivo das informações, ela também pode e deve vir junto com a compreensão, o sentido. Memorizar engloba um grande número de processos cognitivos importantes para a aprendizagem que permite codificar, manter, esquecer, consolidar, estocar e lembrar em tempo útil de uma informação. ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ Vamos desmistificar o fato que a memória não tem a ver com a educação? ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ #memória #linguagem #fonoaudiologia #educação #aprendizagem #memorizar #escola #neuropsicologia #fonopoa
Comments