top of page
Buscar
Foto do escritorFabiane Puntel Basso

Dislexia no adulto e dificuldade com a escrita textual?


















A produção textual pode ser muitas vezes complexa para alguns adultos. No entanto, para os disléxicos adultos (indivíduos com transtorno específico de aprendizagem da leitura-escrita) é uma atividade muito mais complicada e penosa... Escrever um e-mail, uma carta e até mesmo um bilhete é uma tarefa árdua.


Diversos estudos mostram que a produção de textos é uma das suas principais dificuldades. Além da acurácia e da velocidade na escrita de palavras, a elaboração de um texto escrito envolve um grupo de habilidades cognitivas que a literatura já tem apontado como deficitárias em adultos disléxicos. Entre estas funções estão a memória de trabalho, a memória fonológica e ortográfica, além das funções executivas. Esta última permite o planejamento, a revisão, a organização, e o controle da atenção para que se possa redigir um texto relevante, coerente e coeso.

Para produzir um texto o escritor precisa organizar o pensamento e traduzi-lo em linguagem escrita, respeitando as regras que combinam diferentes tipos de informação (fonológica, sintática, semântica e pragmática). A combinação desses aspectos exige uma complexa e sofisticada atividade cognitiva, assim como um bom desempenho mnemônico.

O perfil das dislexias do desenvolvimento evidencia uma diferença na especificidade dos prejuízos na infância e na fase adulta.  Na fase adulta, o déficit concentra-se nas dificuldades de precisão da leitura de palavras, afetando principalmente a velocidade de leitura e as habilidades de produção escrita.  


Em 2017 publicamos um estudo que traz as características da produção textual escrita de adultos brasileiros com dislexia de desenvolvimento. Foram comparadas as produções textuais de 32 adultos com dislexia do desenvolvimento e 32 adultos leitores proficientes. Para quem tem interesse pode me pedir que mando o texto completo...



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page