A indicação de hoje é o novo guia gratuito da equipe da UFMG Letramento para todos, que apresentada várias estratégias para incentivar a leitura e assim expandir o vocabulário e a imaginação das crianças. O guia traz orientações práticas para pais e cuidadores sobre as diversas formas de proporcionar experiências positivas com o ato de ler.
Por exemplo:
➡️0 a 3 anos: As histórias devem ser simples e curtas, com estímulos bem diversificados (se possível com ilustrações atraentes visualmente , com variedade de sons e texturas).
➡️4 a 5 anos (pré escolar): Ainda é indicado livros coloridos, com pouco texto e muitas imagens. Escolher livros que apresentem palavras e estruturas simples que se repitam. Leitura de fábulas e conto de fadas são ótimas fontes.
➡️6 a 7 anos (alfabetização): Os livros podem ir evoluindo em tamanho das histórias e complexidade de estruturas e palavras, mas devem continuar atrativos e com imagens. Comece aos poucos a estimular a autonomia da criança, alternando entre ler para a criança e deixá-la ler.
➡️8 a 10 anos: A criança começa a ler livros com menos imagens e mais texto, exigindo maior imaginação. A complexidade vai aumentando, o que demanda uma maior atenção no que está sendo lido.
O guia traz muitas outras dicas de como fazer para estimular a leitura nas crianças (do bebê até o adolescente), com sugestões de livros para cada idade e orientações de como ajudar as crianças com dificuldades de leitura.
Acesso gratuito pelo site:
.
.
#leituranodiadia#leitura#aprendizagem#escola#fonoaudiologia#fonopoa#fonoaudiologaportoalegre#ufmg#letramento#guiaprático#livrosinfantis#estrategiasdeleitura#orientacoespraticas#infancia#ler#vocabulário#ebookgratuito#desenvolvimentoinfantil#criança
Dra. Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga
Porto Alegre, RS
Comentarios