Na maioria dos artigos de intervenção, as estratégias de maior efeito na aprendizagem da leitura e escrita estão associadas às estimulações com foco em dois tipos de estratégias: 1) no desenvolvimento infantil, como as que desenvolvem as competências executivas, que eu abordei na semana passada e 2) no desenvolvimento da linguagem oral (por ex. estratégias que estimulam o vocabulário da criança, tanto compreensivo como expressivo e jogos de linguagem oral que fazem a criança pensar sobre a estrutura da sua língua, etc.).
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Os jogos de linguagem oral são ótimos para facilitar a entrada da criança no mundo da escrita e prevenir dificuldades de alfabetização.
Em geral, antes de começar o primeiro ano, as habilidades linguísticas da criança costumam estar bem desenvolvidas. Em suas interações cotidianas as crianças não tem muita dificuldade com a pronúncia e a gramática na fala e se concentram mais no significado e na mensagem do que é dito. No entanto, a linguagem também tem um outro lado, da sua forma e estrutura.
Utilizar estratégias lúdicas que ajudam a criança a desenvolver um conhecimento consciente e reflexivo sobre os aspectos sonoros da fala (consciência fonológica) tem ajudado muito nesse início de alfabetização (muitas pesquisas nacionais e internacionais já mostraram isso).
Existem muitos jogos e atividades que desenvolvem a escuta, estimulando a habilidade das crianças de prestarem atenção a sons de forma seletiva, jogos orais com rimas, consciência de palavras e frases, consciência silábica, etc.
Tem um jogo de escuta que estimula a arte de ouvir de forma ativa, atenta e analítica e que me vem na memória agora: Gato, mia! Como não tem mais espaço vou explicar esse jogo no próximo post...Alguém aqui já brincou disso quando era criança? Eu brinquei muito!
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