O letramento ou literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita e sua prática em diversas situações pessoais, sociais e escolares.
Existem vários níveis de letramento: desde o mais básico, como o letramento emergente, até o mais avançado, em que o indivíduo já consegue ler e escrever e faz um uso produtivo, eficiente dessas capacidades.
O letramento emergente acontece no período entre o nascimento e a fase que a criança começa aprender a ler e escrever de maneira convencional. São as experiências e conhecimentos adquiridos de maneira lúdica e na interação com o outro e é muito enfatizada na Educação Infantil.
A familiaridade com livros e textos impressos (revistas, jornais, etc.) vai facilitar muito a entrada da criança no mundo da escrita. Por exemplo, conseguir manusear um livro, saber que a orientação de leitura é de cima para baixo e da esquerda para a direita, etc... isso parece muito simples, mas é o passo inicial para a aprendizagem da leitura.
Além disso, é importante também que a criança seja inserida em diferentes práticas de linguagem oral e escrita, ouvir histórias lidas e contadas, parlendas, reconhecer algumas das letras, seus nomes e sons, tentando escrevê-las, etc...
Toda essa relação com o mundo escrito é muito útil para o processo de alfabetização e para o desenvolvimento de uma leitura eficiente.
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