O reconhecimento automático das palavras acontece depois que uma palavra é lida várias vezes. A palavra passa a ser reconhecida imediatamente no ato da leitura porque ela já está armazenada na memória.
A leitura, então, é realizada de forma direta, sem a necessidade de usar a estratégia de decodificação, que falamos no post anterior.
A criança bate o olho na palavra e já a reconhece, é o caso da leitura de palavras muito familiares, como, por exemplo, o próprio nome e nomes de familiares ou palavras lidas com muita frequência.
É a maneira mais eficiente e menos custosa para a memória, permitindo que o leitor leia com fluência (rápido e com prosódia), faça inferências e compreenda mais facilmente frases e textos.
Assim, é importante que aconteça essa automatização das habilidades de reconhecimento de palavras para liberar espaço na memória para os processos de compreensão.
Para ajudar uma criança a automatizar o reconhecimento de palavras, podemos incentivar uma rotina diária de leitura! Isso vai melhorar a fluência da leitura e por tabela a compreensão.
Dra. Fabiane Puntel Basso (CRFa 8726)
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