Hoje vou falar de uma imagem que muitos pesquisadores nacionais e internacionais, entre eles posso citar Clara Regina Brandão (Unifesp), Ana Luiza Navas (FCMSCSP), Catherine Snow (Harvard Graduate School of Education – EUA), usaram durante o CONABE 2019. Essa imagem da foto de uma dessas palestras mostra os inúmeros fios de que se tecem (Scarborough, 2001) para uma leitura hábil do aluno. Esse modelo de fios ilustra os componentes que são importantes para a aprendizagem da leitura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ Em vermelho estão os fios da compreensão da linguagem, entre eles estão os conhecimentos prévios (fatos e conhecimentos), vocabulário (amplitude, precisão, articulação), estruturas da língua (sintaxe, semântica, etc.), raciocínio verbal (inferências, memórias, etc.), conhecimentos de literacia ou letramento (usos e funções da leitura-escrita, familiaridade com livros e textos impressos). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ Em azul estão os fios relacionados ao reconhecimento de palavras, entre eles estão a consciência fonológica (consciência de sílabas, fonemas, etc.), decodificação (conhecimento alfabético, correspondência fonema-grafema) e reconhecimento automático de palavras familiares. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ Esses componentes vão se unindo gradualmente, como nesses fios que vão construindo uma corda, e assim a leitura fica cada vez mais eficiente. Ao longo dessa construção, a leitura vai se tornando cada vez mais estratégica e mais automática, liberando mais espaço na memória para aperfeiçoar os processos de compreensão de textos mais complexos, que são lidos pelas próprias crianças. No final, quando a corda já está bem trançada, a leitura já está bem eficiente, com uma execução fluente, ocorrendo uma boa coordenação de reconhecimento de palavras e compreensão de textos.
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Doutora em Ciências da Linguagem
(Université de Grenoble-Alpes, França)
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