top of page
Buscar
Foto do escritorFabiane Puntel Basso

Fonoterapia com amor!

⠀ ⠀⠀


⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nesse exemplo da foto mostro a elaboração de um jogo de memória das curiosidades sobre o espaço, que foi realizado a partir de uma pesquisa feita em casa pela criança e sua família. Importante dizer: a criança é apaixonada por tudo que envolve espaço e astronomia. O jogo ganhou forma depois que a escrita e os desenhos (todos feitos pela própria criança) foram escaneados e impressos em um papel mais grosso e brilhoso em formato de cartas de baralho. Claro, não podia faltar a aplicação de um papel com imagens de foguetes, planetas e estrelas no dorso das cartas, deixando o material mais colorido e atraente. Com esse material foi possível trabalhar, além a produção textual escrita nas cartas durante a sua confecção, a fluência de leitura textual (precisão, velocidade, prosódia), memória e atenção, durante o jogo. ⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O que eu quero mostrar com isso?

Que tem dois momentos importantes na intervenção:⠀


1)  É necessário fazer uma avaliação bem feita, com base na abordagem neuropsicológica. É importante analisar os padrões de forças e fraquezas no desempenho da linguagem (escrita) e como esses padrões se relacionam com as características cognitivo-linguísticas e socioemocionais da criança. Isso tudo para elaborar os objetivos de curto, médio e longo prazo do processo terapêutico.

2)  Com base nessa avaliação, as estratégias de intervenção devem ser pensadas levando em consideração vários critérios. Só citando o que eu já falei antes por aqui: Intencionalidade (toda estratégia e atividade precisa ter intencionalidade, com objetivos bem claros); engajamento, motivação e atenção (é necessário engajar a criança na terapia, para isso ela precisa gostar de estar ali, estar motivada, com total atenção na tarefa que está sendo realizada); criança protagonista (participação ativa no processo e na criação do recurso material, conhecendo bem a criança, pensando nos seus gostos e interesses...personalizando a terapia). E tem muito, muito mais aspectos a serem considerados!


Gostaram?


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page