Esse é um jogo que trabalha a discriminação visual. Cada jogador tem diante dele uma pilha de cartas com quase a mesma ilustração (com algumas diferenças). Cada um deve achar antes dos outros jogadores as duas diferenças entre a sua carta e aquela que está no centro da mesa. O jogador que achar mais rápido descarta sua carta no centro da mesa e o jogo recomeça. Ganha o primeiro jogador que ficar sem cartas.
A discriminação visual é uma das habilidades relacionadas ao processo visuoperceptivo. É a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade em perceber as diferenças e semelhanças em palavras, letras, imagens, formas e/ou outros objetos. Por exemplo, dificuldade em diferenciar letras como “b”, “d”, “p”, “q”. Isso pode levar a problemas na leitura e escrita.
Os processos visuoperceptivos acontecem em diferentes áreas do cérebro e dão sentido a tudo o que os olhos enxergam. No desenvolvimento da percepção visual estão envolvidos, além da capacidade de discriminação visual, a relação espacial, memória visual, memória sequencial, constância de forma, figura-fundo e fechamento visual.
As habilidades visuoperceptivas são importantes em quase tudo que a criança faz: brincar, vestir-se, organizar as coisas e principalmente ler e escrever.
Se você suspeitar que uma criança tem muita dificuldade no processamento visuoperceptual, procure um fonoaudiólogo.
.
Dra. Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga
.
Comentarios