Continuação do post anterior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da atenção ao som, esse jogo "Gato, mia!" também desenvolve a capacidade da criança de escuta seletiva e de localização da fonte do som, apenas utilizando o sentido da audição. Tem várias formas de jogar, uma delas é a seguinte: dentro do quarto ou de outro cômodo todos se escondem, menos uma criança que fica do lado de fora. Ela entra depois com os olhos vendados ou no escuro (com as janelas fechadas e luzes apagadas), e tenta localizar os gatos escondidos, que miam de tempo em tempo. A criança, sem poder ver, tenta localizar o esconderijo por meio do miado. Ao encontrar um gato a criança diz: “Gato, mia!”. Com o miado do gato a criança ainda tem que identificar quem é o gato (qual amigo). A diversão é certa! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa brincadeira também pode ser adaptada para o ambiente escolar, colocando as crianças em círculo e uma delas no meio tentando localizar a direção do miado do gato. O objetivo será de identificar de que parte da sala o som está vindo.
Existem muitas outras atividades que desenvolvem a linguagem, estimulando as habilidades das crianças como as rimas, consciência das palavras e frases, consciência silábica, etc.
Tem vários outros exemplos de jogos que estimulam as habilidades que são importantes para o processo inicial de aprendizagem da leitura e escrita. Querem saber mais? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comments