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Foto do escritorFabiane Puntel Basso

Nomeação automática rápida e aprendizagem


Muitas pesquisas mostram a relação da nomeação automática rápida com as habilidades de decodificação, fluência e compreensão de leitura.

Essa relação se dá porque a região occipito-temporal do cérebro é a responsável pelo reconhecimento visual das palavras e pela leitura rápida e automática.

Assim, quanto mais automática for a ativação dessa região, mais eficiente será a leitura.

É possível trabalhar a nomeação em crianças com o objetivo de estimular essa região do cérebro, que é a mesma da leitura.

Em crianças pequenas é importante utilizar pranchas com figuras, utilizando estímulos familiares e dentro de um contexto (mesma classe semântica, figuras de um livro de histórias).

Para crianças maiores também tentar dar sentido a atividade, utilizando pranchas que podem ter letras, palavras, Pseudopalavras ou figuras. Escolher 5 estímulos que se repetem ao longo da prancha de forma aleatória.

Nesse exemplo é utilizada uma prancha com a temática de um anime que a criança adora e tem muita familiaridade com os personagens. Pranchas personalizadas com o interesse da criança são importantes para a motivação para a atividade.



Se a criança apresentar dificuldades na nomeação automática rápida é recomendado realizar uma avaliação mais detalhada de todo o processo de leitura com um profissional que entenda desse dessa abordagem neuropsicológica e fonoaudiológica da aprendizagem.



Fabiane Puntel Basso

Fonoaudióloga CRFa 8726

Doutora em Ciências da Linguagem

Université de Grenoble-Alpes, França


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