Muitas pesquisas mostram a relação da nomeação automática rápida com as habilidades de decodificação, fluência e compreensão de leitura.
Essa relação se dá porque a região occipito-temporal do cérebro é a responsável pelo reconhecimento visual das palavras e pela leitura rápida e automática.
Assim, quanto mais automática for a ativação dessa região, mais eficiente será a leitura.
É possível trabalhar a nomeação em crianças com o objetivo de estimular essa região do cérebro, que é a mesma da leitura.
Em crianças pequenas é importante utilizar pranchas com figuras, utilizando estímulos familiares e dentro de um contexto (mesma classe semântica, figuras de um livro de histórias).
Para crianças maiores também tentar dar sentido a atividade, utilizando pranchas que podem ter letras, palavras, Pseudopalavras ou figuras. Escolher 5 estímulos que se repetem ao longo da prancha de forma aleatória.
Nesse exemplo é utilizada uma prancha com a temática de um anime que a criança adora e tem muita familiaridade com os personagens. Pranchas personalizadas com o interesse da criança são importantes para a motivação para a atividade.
Se a criança apresentar dificuldades na nomeação automática rápida é recomendado realizar uma avaliação mais detalhada de todo o processo de leitura com um profissional que entenda desse dessa abordagem neuropsicológica e fonoaudiológica da aprendizagem.
Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga CRFa 8726
Doutora em Ciências da Linguagem
Université de Grenoble-Alpes, França