Na nossa realidade atual estamos diariamente hiperconectados e temos que dar conta de fazer mais e mais coisas ao mesmo tempo.
A hiperconexão também é uma hiper-desconexão, porque conectar-se a uma coisa é desconectar-se de outra. Antes da pandemia, era bem comum ver em bares e restaurantes grupos de pessoas, cada um com seu celular na mão. Poderíamos dizer que eles estavam conectados ou desconectados?
Tem um neurocientista francês especialista em atenção, chamado Lachaux, que diz que entramos numa “gula da atenção”. Ele fala que enchemos nossos cérebros com conteúdo digital exatamente da mesma maneira que nos encheríamos de açúcar. A tela se tornou nossa loja de doces, grátis e com reservas infinitas.
Obviamente, não se trata de ignorar a realidade, precisamos fazer todas essas tarefas que o mundo atual nos exige, mas sempre que possível devemos fazer uma por uma. Segundo Lachaux, a dica é criar “pequenas e inquebráveis bolhas de tempo”, nas quais todas as tarefas que temos que fazer são esquecidas, exceto uma. Sem isso o risco não é apenas de estar sendo ineficaz, mas também de criar uma situação de sofrimento, ansiedade e frustração.
Deixe uma mensagem se gostou da dica do Lachaux...
#atenção #atencao #neurociênci a#covid19 #bolhasdetempo #hiperconexão #hiperdesconexão #fonoaudiologia #neuropsicologia #fonopoa #homeoffice
Fonte: Lachaux, LP. (2016). Les petites bulles de l'attention: Se concentrer dans un monde de distractions. Editora Odile Jabob.
Imagem: Fabrice Erre
コメント