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Foto do escritorFabiane Puntel Basso

O que se passa com as crianças que não conseguem aprender na escola?


Essa é uma pergunta muito frequente entre todos os profissionais que trabalham com crianças.

Será que é uma dificuldade intrínseca, ou seja, uma limitação no desenvolvimento da criança e que acaba interferindo seu desempenho escolar? Ou é uma limitação extrínseca, do ambiente que ela está inserida, por exemplo, do sistema de ensino que não condiz com as necessidades educativas da criança?

Existem vários fatores que se interagem e são responsáveis pelas dificuldades na aprendizagem.

Um dos modelos explicativos das dificuldades de aprendizagem mais conhecido é citado por Fletcher et al. (2019). Neste modelo são observadas quatro causas que interagem e influenciam os desempenhos das crianças:


1) Fatores neurobiológicos (por ex. genética, estrutura e funcionamento do cérebro);

2) Fatores cognitivos (por ex. processamento fonológico);

3) Fatores psicossociais (por ex. motivacionais, atencionais e de ansiedade);

4) Fatores ambientais (por ex. sócioeconômico-culturais, familiares e escolares).


Esses fatores internos e externos causam fortes impactos na vida escolar do aluno. A dislexia, por exemplo, possui etiologia multifatorial (neurobiológicos e cognitivos). No entanto, são os fatores externos, ligados ao nível sócioeconômico-cultural e ao ambiente escolar, que explicam a maioria das dificuldades de aprendizagem dos alunos em idade escolar.

Referência: Fletcher, J. M., Lyon, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2019). Learning disabilities: From identification to intervention (2nd ed.). New York, NY, US: The Guilford


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