Ao longo dessa próxima semana vou postar algumas anotações que eu fiz e pontos que achei interessante das palestras do CONABE (1ª conferência nacional de alfabetização baseada em evidências), evento do MEC que aconteceu em Brasília entre os dias 22 e 25 de Outubro de 2019. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tema: A falta de equidade na primeira infância e o impacto na progressão das aprendizagens (Conabe, 24.10.19)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Daniel Domingues dos Santos da USP mostra alguns estudos sobre os marcadores associados ao desenvolvimento das aprendizagens na escola. Como exemplo, ele cita a qualidade das práticas didático-pedagógicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é uma escola de alta qualidade pedagógica na Educação Infantil?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ele cita:
· Usar perguntas abertas para expandir o conhecimento das crianças
· Contextualização (gera mais conexões)
· Desenvolvimento da linguagem: conversar com as crianças, interação adulto/criança, contação de histórias
· Expor a criança a um ambiente estimulante: adulto ajuda a criança nos saltos (zonas de desenvolvimento proximal)
· Afeto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com essas estimulações na Educação Infantil a criança chega mais preparada para a alfabetização formal no primeiro ano. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte imagem: só escola
Comments