Entre os dias 22 a 25 de Outubro de 2019 aconteceu em Brasília a 1ª CONABE,organizada pela SEALF (secretaria da alfabetização) e pelo Ministério da Educação. Esse evento propôs discussões entre conferencistas do Brasil e do exterior sobre a alfabetização baseada em evidências.
Minha palestra aconteceu no dia 23/10/2019, dentro do eixo "Abordagens e práticas de ensino da Leitura e da Escrita". A minha apresentação foi intitulada "Abordagens e práticas de ensino da leitura e da escrita: como alfabetizar de forma eficiente?". Falei de duas pesquisas realizadas na França (uma delas é parte do meu doutorado e a outra foi o resultado de um projeto financiado pelo Instituto Francês de Educação, que eu participei durante um ano). A temática das duas pesquisas foram as práticas didático-pedagógicas mais eficientes para o ensino da Leitura e da Escrita. Por fim, apresentei o cenário do Brasil e expliquei como é complexo ensinar a ler e a escrever no Brasil.
As práticas didático-pedagógicas têm um papel essencial na aprendizagem da leitura e da escrita e, consequentemente, no sucesso escolar do aluno. Esse fato se torna ainda mais importante quando é comprovado que quanto menor o nível socioeconômico do aluno, mais a sua aprendizagem será dependente da intervenção escolar.
Ensinar a ler e a escrever no Brasil é um desafio muito grande, face à heterogeneidade das características das salas de aula e a grande variedade de situações de escolarização encontradas no território nacional. Além disso, a leitura e a escrita são atividades complexas que abrangem diferentes competências em vários níveis cognitivos, linguísticos e sociais. A diversidade de habilidades a serem adquiridas pressupõe a correspondência de uma pluralidade nas práticas de ensino.
As pesquisas dos processos envolvidos na leitura e na escrita proficientes estão avançando bastante, mas esses achados científicos ainda não conseguem alcançar o meio escolar. Serão discutidos aspectos que auxiliam no esclarecimento dos problemas ligados à questão da alfabetização de forma eficiente.
A ciência da leitura e da escrita oferece pistas valiosas para a elaboração de estratégias que facilitam a aprendizagem em sala de aula, além de ser compatível com uma grande variedade pedagógica, diversidade de estilos de ensino e numerosos exercícios que deixam o campo livre à imaginação dos professores e das crianças.
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