Alguns sinais iniciais de alerta para a dislexia são observados ainda na fase da Educação Infantil (0-6 anos).
O atraso no desenvolvimento da linguagem pode ser uma manifestação inicial da dislexia, caracterizada por uma certa lentidão no desenvolvimento das habilidades da fala e linguagem expressiva.
Aquela criança que começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente, apresentou fala infantilizada persistente, dificuldades em pronunciar determinados sons, em vez de “garrafa” falava “carrafa”, em vez de “máquina” falava “mánica”, costumava inverter as sílabas das palavras, por exemplo “sadala” no lugar de “salada”. Trocas que não são esperadas em crianças de 4 ou 5 anos
Por estar em contato direto com as crianças, o professor é quem geralmente identifica os sinais de alerta apresentados pela criança por ter um comparativo explícito em sala de aula.
Obviamente, nem toda a criança com dificuldade de fala terá dislexia, mas muitas vezes esses sinais estarão no histórico de crianças com dislexia. Ainda, nem todos os indivíduos vão apresentar todos os sinais de alerta.
O mais importante é compreender as dificuldades da criança desde a primeira infância e intervir precocemente para minimizar a incidência dos déficits na área da leitura e escrita!
Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga CRFa 8726
Doutora em Ciências da Linguagem
Université de Grenoble-Alpes, França
Comments