É importante estar atento na educação infantil quando a criança tem dificuldade em assimilar rimas das cantigas de roda.
Geralmente, as crianças em idade pré-escolar adoram brincar com os sons e com palavras que rimam.
Nessa fase a criança começa a gostar desses tipos de jogos que envolvem a rima (“Gabriel gosta de Pastel”).
A criança percebe que as palavras podem ser decompostas em segmentos sonoros menores e que diferentes palavras podem ter sons em comum.
As crianças com dislexia revelam dificuldades em identificar a estrutura sonora das palavras, não sentem prazer neste tipo de jogos.
A falta de familiaridade das crianças com cantigas ou com rimas simples pode indicar um sinal de alerta porque vai dificultar a aquisição dos níveis seguintes da consciência fonológica e consequentemente do processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga CRFa 8726
Doutora em Ciências da Linguagem
Université de Grenoble-Alpes, França
コメント