Dificuldade no reconhecimento das letras do alfabeto, soletração. Quando a criança tem muita dificuldade em aprender os nomes das letras do alfabeto, de reconhecer cada letra fora da ordem e soletrar as letras de palavras simples.
Dificuldade na aprendizagem da relação letra-som. Esse processo é importante para a compreensão do princípio alfabético e da relação entre a oralidade e a escrita.
Dificuldade no reconhecimento de forma rápida e automática das palavras mais frequentes. A criança não consegue armazenar na memória de forma eficiente uma palavra frequente, mesmo depois que ela é lida inúmeras vezes.
Dificuldade em refletir sobre os aspectos sonoros da fala, em seus diversos níveis (rima, aliteração, consciência silábica, consciência fonêmica). A criança não consegue identificar rimas, segmentar a palavra em partes, entre outras tarefas da consciência fonológica).
Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga CRFa 8726
Doutora em Ciências da Linguagem
Université de Grenoble-Alpes, França
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