Doutora em Ciências da Linguagem
(Université de Grenoble-Alpes, França)
TÓPICOS
Especialidades
AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Na linguagem escrita (recepção, compreensão e emissão), os procedimentos de avaliação buscam investigar os processos cognitivo-linguísticos relacionados à dificuldade, além das variáveis psicossociais e ambientais que podem estar influenciando, por meio da anamnese, que inclui a história de desenvolvimento e da evolução escolar, avaliações, observações clínicas e exames complementares. É importante analisar os padrões de forças e fraquezas acadêmicas e como esses padrões se relacionam com as características cognitivo-linguísticas do paciente. Esse tipo de análise pode envolver a avaliação de leitura, escrita, habilidades metalinguísticas (como consciência fonológica), habilidades de linguagem (compreensão, nomeação, vocabulário, fala), memória, funções perceptuais e motoras, atenção e funções executivas, entre outros.
PROCESSOS TERAPÊUTICOS
Após a realização da avaliação, quando há necessidade de tratamento para as questões cognitivo-linguísticas, o fonoaudiólogo, juntamente com a equipe multidisciplinar que atende o paciente e a sua família, planeja o processo de intervenção, seja ele preventivo, educativo ou terapêutico, e elabora estratégias de intervenção de curto, médio e longo prazo que serão utilizadas durante o processo de atendimento fonoaudiológico. Nesse sentido, o tipo de intervenção depende dos resultados das avaliações de cada caso e do modo como as dificuldades se manifestam no paciente, e, ao mesmo tempo, é embasado em resultados de pesquisas científicas, privilegiando a abordagem da neuropsicologia e da neurociência.
INTERVENÇÕES
Como é a atuação do Fonoaudiólogo?
Como é a avaliação das dificuldades e atrasos de linguagem oral e escrita?
Na linguagem oral e escrita (recepção, compreensão e emissão), os procedimentos de avaliação buscam investigar os processos cognitivo-linguísticos relacionados à dificuldade, além das variáveis psicossociais e ambientais que podem estar influenciando no desenvolvimento. A avaliação é realizada por meio da anamnese, que inclui a história de desenvolvimento e da evolução escolar, avaliações, observações clínicas e exames complementares. É importante analisar os padrões de forças e fraquezas no desempenho na linguagem e como esses padrões se relacionam com as características cognitivo-linguísticas e socioemocionais do paciente. Esse tipo de análise pode envolver a avaliação fala, vocabulário, nomeação, compreensão, leitura, escrita, habilidades metalinguísticas (como consciência fonológica), memória, funções perceptuais e motoras, atenção e funções executivas, entre outros.
Como é o processo terapêutico?
Após a realização da avaliação, quando há necessidade de tratamento para as questões cognitivo-linguísticas, o fonoaudiólogo, juntamente com a equipe multidisciplinar que atende o paciente e a sua família, planeja o processo de intervenção, seja ele preventivo, educativo ou terapêutico, e elabora estratégias de intervenção de curto, médio e longo prazo que serão utilizadas durante o processo de atendimento fonoaudiológico. Nesse sentido, o tipo de intervenção depende dos resultados das avaliações de cada caso e do modo como as dificuldades se manifestam no paciente, e, ao mesmo tempo, é embasado em resultados de pesquisas científicas, privilegiando a abordagem da neuropsicologia e da neurociência.